Saúde Animal

Esta seção está vazia.

Como tem sido para si, esta época de caça ?

 

Assunto: Que é feito da caça menor?

A Doença Hemorragica e os coelhos


Embora, a minha predilecção seja a caça maior, como responsável directivo  de uma zona de caça na região transmontana, tenho um exemplo de gestão para publicitar.
Na presente época venatória iniciamos a caça ao coelho em Setembro, existiam zonas que no ano transato e no presente, estavam povoadas de coelhos, noutras embora tivessemos efectuado repovoamentos e  feito semeadas, localizaram-se uns coelhos isoladados, tendo morrido na globalidade poucos em acto de caça .
Nesta primeira quinzena de Outubro, deparamos que esta espécie, em determinadas manchas sofreu uma devastação muito elevada , inclusivamente em zonas que estavam de reserva condicionada á cerca de 3 anos e onde no mês de Agosto se viam imensos sinais de uma forte colonia.
Tenho conhecimento que este fenomeno, é comum a quase toda a zona da Terra Quente Transmontana e é associado pelos caçadores ás chuvas de Setembro, abundantes na segunda quinzena,  nesse periodo nesta região.
Sabemos que a causa é a morte subita por hemorragia, mas será que as chuvas tem alguma relação no vector de transmissão dessa doença ?

Numa outra zona, temos nas encostas da margem esquerda de um rio uma vegetação constituida predominantemente por giestas e silvas, com exposição predominante a Norte / Noroeste, com fraquíssima colonia de coelhos; já na encosta do lado oposto constituida por carquejal e esteva, com esposição a Nascente / Sudeste existe uma colonia muito significativa !!!

Deia-nos a sua opinião e conte-nos como tem sido na sua região.

Os artigos mais exemplificativos serão aqui publicados, para que os exemplos de sucesso se possam transmitir para outras regiões.

 

Comentários


Obrigado pela sua visita, André Afonso